Como ter sucesso na escola/faculdade ✐

sábado, março 28, 2015


      Olááá!! Hoje venho falar-vos da escola/faculdade. Possivelmente alguns estarão a preparar-se para o início do 3º Período escolar enquanto que outros deverão estar a debater-se que cadeira irão estudar primeiro para a grande maratona de frequências. Para ajudar a minimizar o stress que estas alturas tendem a criar trago-vos algumas dicas. São coisas simples que qualquer pessoa é capaz de fazer e que no final acabam por ajudar muito.

      Estas dicas assentam que nem uma luva para mim, no entanto podem não agradar a todas as pessoas o que é perfeitamente normal! Se tiverem diferentes sugestões adorava que também as partilhassem, porque apesar de ter um método de estudo e de organização do mesmo bastante linear estou sempre aberta a novas ideias :)

      Sem mais demoras apresento-vos as minhas dicas!!

- Atenção nas aulas!! Provavelmente os vossos pais ou professores já vos dizem isto, mas a verdade é que quando estão atentos a matéria que está a ser dada entra-vos na cabeça, ou seja, quando vão estudar para o teste a matéria já vos parece familiar. Costumo usar e abusar desta dica, porque muitas das vezes tenho frequências em cima de frequências e apenas tenho tempo de dar uma vista de olhos pela matéria.

P.S.: em vez de usarem as aulas para pôr a conversa em dia usem os intervalos!! São excelentes períodos de tempo para passar a conversar :p

- Organização: dêem uso as agendas/blocos/etc! Isso irá ajudar-vos a organizar o vosso tempo quer para o estudo quer para o lazer. Desta forma têm tempo para tudo e quando digo tudo é mesmo TUDO!!!! Se forem organizadas/os podem sair, descansar e mesmo assim tirar boas notas.

- Assistir às aulas: NÃO FALTES!!! Eu sei que é tentador faltar as aulas, principalmente na faculdade, mas isso não traz nada de bom... as aulas até vos podem parecer chatas (a mim também me parecem e não é pouco!!), mas acreditem que vai valer a pena o esforço. Todo este esforço que estão a fazer vai servir para realizarem os vossos objectivos ou sonhos. E como se costuma dizer "conhecimento não ocupa lugar"!! :p

P.S.: pensem em mais uma coisa: há muitas pessoas que gostariam de ter uma oportunidade de estudar, por isso aproveita a que têm!!

- "Tens uma disciplina que não gostas??" É normal. Todos nós temos!! Uns não gostam de matemática, outros de ciências, outros de línguas, etc. Tentem transformar esse desagrado em algo bom, porque acreditem que um dia vão acabar por precisar dessa disciplina. No ensino básico deixei o inglês de lado e arrependo-me até hoje pois por vezes tenho dificuldades ao comunicar nessa língua. Uma coisa que vos pode ajudar, se têm o mesmo "problema" que eu com as línguas, é ver filmes/séries/vídeos sem legendas ou com legendas em inglês. Isto ajudou-me muito a enriquecer o meu vocabulário porque comecei a perceber o significado das palavras pelo contexto.

- Apontamentos: tirem apontamentos de TUDO!! Pode não vos parecer relevante no momento, mas quando começarem a estudar vai fazer sentido. As vezes pode até parecer óbvio, mas escrevam na mesma porque ao escrever já estão a memorizar a informação.

- Aproveitem os tempos mortos: esta é outra dica da qual abusoo!! Como costumo passar muito tempo em transportes públicos acabo sempre por estudar nessas alturas. É uma excelente maneira de aproveitar o tempo em que não estamos a fazer nada dado o local.

- Plano de estudos: planeiem a vossa agenda diariamente de modo a que tenham sempre tempo para estudar. Aconselho que estudem um pouco todos os dias para que na altura do teste/frequência/exame não fiquem sobrecarregados de matéria. Aconselho também que na semana anterior ao teste/frequência/exame se foquem apenas no mesmo sem outras distracções. Para conseguirem entrar no espírito de estudo nessa semana com mais facilidade sugiro que passem os olhos por uma publicação que fiz no blog que inclui ideias de como relaxar.






Espero que tenham gostado!



You Might Also Like

0 comentários